Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção aparente, retenção óssea e suplementação ótima de zinco em dietas para Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Processo: 01/08524-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Luiz Edivaldo Pezzato
Beneficiário:Marcelo Vinícius do Carmo e Sá
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido fítico   Quelato   Zinco   Tilápia-do-Nilo

Resumo

Serão determinadas a absorção aparente, a retenção óssea e a suplementação ótima de zinco em dietas semi-purificadas e práticas para juvenis de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, que apresentam diferentes fontes de zinco, a saber: zinco-metionina, zinco-lisina e zinco-proteídeo (quelatos); óxido de zinco e sulfato de zinco (fontes inorgânicas). Para tanto, 3 dietas basais serão confeccionadas, uma semi-purificada e duas práticas. Tais dietas atenderão a todas as exigências nutricionais conhecidas da tilápia do Nilo, exceto a de zinco. Serão realizados dois experimentos. No primeiro, serão utilizados 10 tanques de alimentação e 5 de coleta de fezes de 250 e 300 L, respectivamente. Nesse estudo, as dietas serão marcadas com óxido crômio III para a determinação dos coeficientes de digestibilidade e absorção aparente dos nutrientes das rações e do zinco, respectivamente. No segundo experimento, utilizar-se-á 28 tanques de 80 L e 7 dietas experimentais práticas, com diferentes níveis de suplementação de zinco. Os peixes serão mantidos nesse sistema de cultivo por 18 semanas. Nesse último estudo, para determinação do nível de suplementação ótima de zinco em dietas práticas para tilápia do Nilo, serão observados, além dos parâmetros de desempenho produtivo, parâmetros hematológicos, de composição corporal e a concentração mineral nos tecidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO CARMO E SA‚ MV; PEZZATO‚ LE; BARROS‚ MM; MAGALHAES PADILHA‚ P. Relative bioavailability of zinc in supplemental inorganic and organic sources for Nile tilapia Oreochromis niloticus fingerlings. AQUACULTURE NUTRITION, v. 11, n. 4, p. 273-281, 2005.
DO CARMO E SÁ‚ M.V.; PEZZATO‚ L.E.; FERREIRA LIMA‚ M.M.B.; DE MAGALHÃES PADILHA‚ P. Optimum zinc supplementation level in Nile tilapia Oreochromis niloticus juveniles diets. Aquaculture, v. 238, n. 1, p. 385-401, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.