Busca avançada
Ano de início
Entree

Marco zero de Oswald de Andrade: uma proposta de romance mural

Processo: 99/10924-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Vera Maria Chalmers
Beneficiário:Ana Maria Formoso Cardoso e Silva
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Modernismo (literatura)   Oswald de Andrade

Resumo

A dissertação a ser feita, concebida a partir de um projeto de Iniciação Científica financiado pela FAPESP e de pesquisas posteriores à conclusão deste, realizadas junto ao CEDAE/IEL-UNICAMP, objetiva abordar o ciclo de romances Marco Zero sob uma ótica ainda não explorada pela crítica, que é justamente a visão crítica do próprio autor sobre a obra, antes mesmo de estudá-la do ponto de vista da recepção que teve. Oswald de Andrade, em várias ocasiões, disse considerar Marco Zero um romance mural, noção que traz forte referência à pintura que os muralistas mexicanos desenvolveram a partir da década de 20, uma arte politicamente engajada, com a forte marca da orientação do Comunismo. Essas características são as linhas mestras do painel social que o autor pretende compor no seu ciclo de romances, o que leva a crer que a análise da obra a partir de suas próprias propostas, debatidas no jornalismo do escritor, será uma contribuição significativa para os estudos oswaldianos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Maria Formoso Cardoso e. Marco Zero de Oswald de Andrade : uma proposta de romance mural. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.