Busca avançada
Ano de início
Entree

Sonhos proféticos em Portugal (1580-1750): narrativas oníricas, Sebastianismo e Messianismo Brigantino

Processo: 01/07210-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Jose Carlos Sebe Bom Meihy
Beneficiário:Luis Filipe Silverio Lima
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto pretende analisar as narrativas de sonhos proféticos no Portugal Moderno, entre 1580 e 1750. Será investigado como se constituíram os principais temas e topoi oníricos, o corpo de sonhos mais citados e recorrentes, as interpretações e leituras de sonhos bíblicos e/ou de divulgação ampla. Interessa perceber quais os entendimentos e percepções de sonho (e profecia) que embasavam e estavam presentes nas narrativas oníricas portuguesas, observando o repertório de referências e textos oníricos e a circulação desses. Partindo da constatação que as narrativas oníricas participaram de modo capital na fundamentação do Sebastianismo e depois do Messianismo Brigantino, pretende-se observar, sobretudo, os imbricamentos dos sonhos com esses movimentos e crenças messiânico-proféticas, buscando entender os diversos projetos político-proféticos em e para Portugal durante esse período. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Luis Filipe Silverio. "O império dos sonhos - narrativas proféticas, sebastianismo e messianismo brigantino". 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.