Busca avançada
Ano de início
Entree

Cancioneiros portugueses do século XVI: discussão e metodologia da transcrição de música polifônica vocal para instrumentos de cordas dedilhadas

Processo: 00/10856-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Giacomo Bartoloni
Beneficiário:Rosimary Parra Gomes
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alaúde   Violão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alaude | Cancioneiro | Musica | Tablatura | Transcricao | Violao

Resumo

No decorrer do século XVI surge um novo estilo de composição que mescla a arte contrapontística, característica da técnica franco-flamenga, com uma escrita simplificada com base na prática musical italiana. Este novo estilo influenciou nitidamente a canção polifônica ibérica sendo os cancioneiros espanhóis e portugueses bastante representativos desta nova fase. Quanto a prática instrumental, é também neste século que torna-se comum a transcrição de música polifônica vocal para instrumentos de cordas dedilhadas, como por exemplo o alaúde e a vihuela, através do sistema de tablatura. Esta Pesquisa pretende resgatar e discutir a estética musical deste período, abordar a utilização dos instrumentos de cordas dedilhadas na execução do repertório dos cancioneiros, estudar o processo de transcrição da música polifônica vocal para estes instrumentos estabelecendo uma metodologia para esta prática e, finalmente, realizar transcrições para alaúde e/ou vihuela em tablatura e para violão em notação convencional de uma seleção de peças dos Cancioneiros Portugueses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)