Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas de otimização em óptica

Processo: 00/13748-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:José Mário Martinez Perez
Beneficiário:Sergio Drumond Ventura
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Continuação e aperfeiçoamento dos procedimentos desenvolvidas na tese de mestrado, procedimentos estes que tem se mostrado muito eficientes. O tempo computacional para estimar a espessura, ao mesmo tempo que a absorção e a refração, ainda estão elevados, e para reduzi-los se faz necessário incorporar novos algoritmos de otimização global. Os algoritmos já existentes não se mostraram eficientes para produzir estimativas de constantes ópticas em filmes muito finos (espessura menor que 50nm). O bom comportamento do algoritmo da tese de mestrado em filmes de 80nm introduziu novas perspectivas. Além disso, existe o problema de aproximar uma "boa forma" das funções de absorção e refração. Esta pode ser encarada como um MPEC (mathematical programming with equilibrium constraints). Deste ponto de vista, será estudará a aplicação de algoritmos de restauração inexata e programação quadrática seqüencial. Por fim, há o desenho de filtros para filmes finos, que é outro problema importante em Óptica. Nesse caso, procura-se determinar as espessuras de diversas camadas de filmes que, depositadas um em cima do outro, produzem transmitâncias desejadas. Esse problema será abordado com técnicas de otimização potencialmente desenvolvidas na Unicamp. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENTURA, Sergio Drumond. Técnicas de otimização para estimação de parâmetros de filmes finos. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.