Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de diferentes protocolos de superovulação em pequenos felinos neotropicais: ultrassonografia, aspiração folicular por vídeo laparoscopia e maturação de oócitos in vitro: análise ultra-estrutural e caracterização citogenética de oócitos imaturos e maturados

Processo: 00/00281-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Renato Campanarut Barnabe
Beneficiário:Regina Celia Rodrigues da Paz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Grande parte das espécies de felinos neotropicais, que ocorrem no Brasil, encontram-se na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção. Métodos alternativos de manejo, utilizando as biotecnologias da reprodução, surgem como uma das alternativas de aumentar a variabilidade genética das populações. Nesse sentido a introdução de protocolos de superovulação, avaliados através da aspiração folicular por vídeo-laparoscopia, fornecerão os subsídios necessários para o estabelecimento de uma estratégia de manejo reprodutivo, visando à formação de um futuro banco de gametas e embriões. Serão estudadas fêmeas de três diferentes espécies: jaguatirica (Leopardus pardalis) (n=4); gato do mato pequeno (Leopardus tigrinus) (n=6) e gato maracajá (Leopardus wiedii) (n=2). Dois protocolos de superovulação, utilizando-se eCG-hCG e FSH-LH suíno, serão avaliados através de aspiração folicular por vídeo-laparoscopia. Os oócitos aspirados serão avaliados e caracterizados quanto a morfologia. Esse procedimento será realizado a cada quatro meses pelo período de dois anos, perfazendo um total de 8 intervenções. A cada intervenção será colhido sangue e o soro armazenado em freezer (-20C) até a realização das análises. Serão realizadas análises hormonais (Progesterona), por radioimunoensaio, e pesquisa de anticorpos para gonadotrofínas exógenas, por ELISA. O estro será caracterizado por citologia vaginal utilizando-se três métodos de coloração: Shorr, Panótico e Papa Nicolau. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA PAZ‚ R.C.R.; DIAS‚ E.A.; ADANIA‚ C.H.; BARNABE‚ V.H.; BARNABE‚ R.C. Ovarian response to repeated administration of alternating exogenous gonadotropin regimens in the ocelot ( Leopardus pardalis) and tigrinus ( Leopardus tigrinus). Theriogenology, v. 66, n. 6, p. 1787-1789, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAZ, Regina Celia Rodrigues da. Biotecnologias da reprodução utilizadas como ferramentas auxiliares no manejo e conservação de duas espécies de felinos selvagens: Leopardus pardalis e Leopardus tigrinus.. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.