Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação da fauna de Isoptera (Insecta) em duas áreas da Mata Atlântica do sudeste da Bahia

Processo: 00/03160-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Eliana Marques Cancello
Beneficiário:Yana Teixeira dos Reis
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05083-0 - Biodiversidade de Isoptera e Hymenoptera, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Isoptera   Cupim   Mata Atlântica

Resumo

A Mata Atlântica, com ênfase no Sudeste da Bahia, vem sofrendo processo de deterioração cujo efeito pode ser visto tanto através de sua flora como sua fauna. No que se refere a fauna, muitas das espécies existentes nesse ecossistema são endêmicas e estão ameaçadas de extinção num menor período de tempo. No caso dos Isopteras, existem poucos relatos sobre esse grupo na área de Mata Atlântica no Sudeste da Bahia. As coletas serão feitas de dois tipos, uma qualitativa e outra quantitativa, com a utilização de um protocolo estabelecido e ainda análise de grupos funcionais. Esse projeto é parte integrante do BIOTA (Riqueza e diversidade de Hymanoptera e Isoptera ao longo de um gradiente latitudinal na Mata Atlântica - A floresta pluvial do leste do Brasil), e que tem como objetivos principiais fazer um levantamento das espécies de cupins, verificar a estrutura de suas comunidades e estudar sua biologia e ecologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YANA T. REIS. Riqueza de cupins (Insecta, Isoptera) em áreas de Mata Atlântica primária e secundária do sudeste da Bahia. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 97, n. 3, p. 229-234, Set. 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Yana Teixeira dos. Diversidade da fauna de Isoptera em duas áreas de Mata Atlântica no sudeste da Bahia. 2002. 53 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.