Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do umezeiro (Prunus mume Sieb & Zucc.) como porta enxerto para pessegueiro

Processo: 01/00458-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Fernando Mendes Pereira
Beneficiário:Newton Alex Mayer
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil

Resumo

O umezeiro vem despertando grande interesse na fruticultura intensiva devido à possibilidade de utilização como porta-enxerto para Prunus spp., principalmente por induzir a redução do crescimento, o que viabiliza a obtenção de plantas anãs e compactas. Este projeto tem por objetivo estudar a viabilidade técnica da utilização do umezeiro como porta-enxerto de pessegueiro, estudando as diferentes etapas que envolvem a produção de mudas, bem como avaliar seu comportamento em relação aos principais nematóides que causam prejuízos à persicultura. Os experimentos serão conduzidos nos Departamentos de Produção Vegetal e Fitossanidade da FCAV/UNESP, Jaboticabal - SP e em uma propriedade rural no Município de Taiúva - SP. Serão utilizados, como porta-enxertos, três clones de umezeiro (Clone 05, Clone 10 e Clone 15), provenientes do Programa de Melhoramento Genético do IAC e o cv. Okinawa. O estudo envolverá quatro etapas, sendo que as duas primeiras envolvem a produção dos porta-enxertos por estacas herbáceas, avaliações de crescimento inicial, realização da enxertia com o pessegueiro 'Aurora 1', transplantio e avaliações de diversas variáveis sobre o desenvolvimento das mudas no campo. Na terceira etapa, será avaliada a resistência dos porta-enxertos aos nematóides Meloidogyne incógnita, M. javanica e Mesocriconema xenoplax, em casa de vegetação. Na quarta etapa, serão realizados experimentos visando diminuir o tempo de formação da muda. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAYER, NEWTON ALEX; PEREIRA, FERNANDO MENDES; KOBA, VALTER YOSHIO. Desenvolvimento inicial no campo de pessegueiros 'Aurora-1' enxertados em clones de umezeiro e 'Okinawa' propagados por estacas herbáceas. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 28, n. 2, p. 231-235, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAYER, Newton Alex. Crescimento de clones de umezeiro (Prunus mume Sieb. et Zucc.) propagados por estacas herbáceas, enxertia com o pessegueiro [Prunus persica (L.) Batsch], reação a três espécies de fitonematóides e desenvolvimento inicial no campo. 114 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.