Busca avançada
Ano de início
Entree

Secagem por micro-ondas sob vácuo de xilanases produzida por Bacillus pumilus

Processo: 99/12379-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Sergio Santos de Jesus
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Secagem   Enzimas   Endo-1,4-beta-xilanases   Modelagem molecular   Modelos matemáticos

Resumo

O processo de secagem de materiais biológicos, especialmente enzimas, são feitos industrialmente por atomização ou liofilização, na qual apresentam vários inconvenientes como longo tempo do material a altas ou baixas temperaturas ocasionando a perda parcial de sua atividade, além do grande consumo de energia, o que confere ao produto após seco um aumento no valor comercial. Considerando os problemas acima expostos este trabalho tem como objetivos: avaliar o potencial do processo de secagem de enzimas por microondas sob condições de vácuo; analisar o efeito das condições operacionais na qualidade do produto obtido e modelar matematicamente o processo com o intuito de aprofundar os conhecimentos teóricos e identificar os fenômenos mais relevantes além de explorar o potencial de faixas operacionais não previstas experimentalmente. Os experimentos serão conduzidos em escala de bancada onde o equipamento em estudo será montado neste projeto que consistirá em um aparelho de microondas convencional adaptado a uma bomba de vácuo e um multi-sensor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE JESUS, S. S.; MACIEL FILHO, R. DRYING OF alpha-AMYLASE BY SPRAY DRYING AND FREEZE-DRYING - A COMPARATIVE STUDY. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 31, n. 3, p. 625-631, JUL-SEP 2014. Citações Web of Science: 5.
S. S. DE JESUS; R. MACIEL FILHO. Drying of α-amylase by spray drying and freeze-drying - a comparative study. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 31, n. 3, p. -, Set. 2014.
DE JESUS, SERGIO S.; MACIEL FILHO, RUBENS. Optimizing Drying Conditions for the Microwave Vacuum Drying of Enzymes. Drying Technology, v. 29, n. 15, p. 1828-1835, 2011. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Sergio Santos de. Desenvolvimento e analise do processo de secagem de [alfa]-amilase por microondas a vacuo. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.