Busca avançada
Ano de início
Entree

A discursividade da rede (de sentidos): o discurso da sala de bate-papo HIV

Processo: 01/02432-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 04 de maio de 2003
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Eni de Lourdes Pulcinelli Orlandi
Beneficiário:Cristiane Pereira Costa Dias
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ciberespaço   Discurso (oratória)   Identidade linguística   Sujeito

Resumo

As Novas Tecnologias têm se mostrado um caminho promissor para muitas áreas de conhecimento. No que se refere ao campo da Lingüística, alguns trabalhos têm sido feitos no sentido de compreender a influência que essas exercem sobre o sujeito de nossos dias. No entanto, pouco têm se questionado sobre 'como' o sujeito atua no campo das Novas Tecnologias. Com o ciberespaço o mundo desdobra-se em seu funcionamento (discursivo) e, assim, novas relações de sentidos são tecidas, e para que o sujeito flua nessa relação, o ciberespaço torna-se "um modelo para entender o real, a vida, a humanidade" (Lévy, 1998, p. 136). O ciberespaço torna-se, pois, um "sitio significante" (Orlandi, 1993), uma materialidade outra ligada ao mundo por uma 'rede' de sentidos tecida por uma trama semântica. E é justamente no sentido de entender essa trama que propusemos esse projeto. Como ela funciona? E que fios (metálicos) são utilizados do mundo para a construção do "espaço utópico das redes" (de sentidos)?. E que sujeito é esse que funda-se no espaço cibernético, esse novo ramo de virtualidade que a vida faz eclodir? (Lévy, 1998) Considerando que a escrita é uma relação social (Orlandi, 1999), buscamos compreender como essa relação se dá, na sala de bate-papo (HIV). Como se dá a transformação da relação do sujeito com a linguagem. Como a discursividade se textualiza nessa outra ordem de linguagem, que é a do ciberespaço. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Cristiane Pereira Costa. A discursividade da rede (de sentidos) : a sala de bate-papo hiv. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.