Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise do Estado boliviano sob o governo Banzer (1971-1978)

Processo: 98/13684-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Caio Navarro de Toledo
Beneficiário:Aldo Durán Gil
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este projeto de pesquisa visa analisar o Estado boliviano sob o governo Banzer (1971-1978) e utiliza como instrumental teórico-metodológico o conceito de Estado capitalista elaborado por Poulantzas (1986). Partindo dessa delimitação, o projeto toma como referência cinco eixos temáticos: 1) o caráter do aparelho estatal, 2) relação Estado-classes dominantes, 3) relação Estado-classes dominadas, 4) o caráter da forma estatal e do regime militar boliviano adotado no período e 5) a configuração do sistema político-partidário. À luz desses eixos temáticos, a problemática da instabilidade política boliviana, que aparece como um elemento político invariante na história do país deve ser analisada tomando em conta [1] o caráter da intervenção do Exército, [2] o caráter da sucessão governamental, [3] a configuração do Estado e [4] seu funcionamento específico nos diversos períodos e fases estatais do Estado de 1952. Em termos específicos, cabe indagar a peculiaridade do regime militar sob o governo Banzer e o comportamento dos principais atores políticos e das forças sociais na cena política, bem como a especificidade das crises (econômica, política, social, ideológica, crise de representação partidária, crise da instituição castrense, etc.). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIL, Aldo Durán. Estado militar e instabilidade politica na Bolivia : (1971-1978). 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.