Busca avançada
Ano de início
Entree

As subjetividades contemporâneas no estudo da cidade

Processo: 98/00145-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1998
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Maria Stella Martins Bresciani
Beneficiário:Aletusya de Araujo Benevides
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este projeto pretende dar continuidade a pesquisa desenvolvida no mestrado: Espaço virtual e Comunicação: novas faces de uma sociabilidade moderna. A pesquisa foi financiada nos seis últimos meses pela FAPESP, o que possibilitou atingir seus objetivos de forma satisfatória, devido ao incentivo financeiro desta instituição e ao apoio teórico e humano dos docentes da UNICAMP, em especial da professora e orientadora Maria Stella Martins Bresciani. Nesta nova fase da pesquisa, a proposta é aprofundar o estudo das relações sociais intermediadas pelos meios de comunicação e, mais especificamente, pelos meios de comunicação em tempo real. O que significa estudar no seio das ciências humanas um novo estágio das relações sociais na contemporaneidade. Em um momento em que a economia mundial se pretende globalizante e sem fronteiras, as redes de comunicação em tempo real tendem a priorizar entre seus objetivos, não mais comunicação de massa, e, sim, indivíduos isolados e que pretendem uma sociabilidade sem fronteiras. É o caso das redes de comunicação como a Internet e as TVs interativas. A proposta das tecnologias de comunicação, de forma mais geral, constitui um paradoxo que apreende o indivíduo em sua singularidade, para colocá-lo em contato com um mundo virtual fractalizado e universalizante, e, dessa forma, estabelecer uma sociabilidade na qual a imagem torna-se muito mais importante que a presença humana concreta. A linha diretriz da vida no ciberespaço é "simulations fractales psychédéliques", onde "les fractales sont emblématiques des cultures parallèles cyberdéliques qu'il rassemble sous le nom de Cybérie". Culturas paralelas como a do uso de alucinógenos que, em comparação ao uso dos computadores, funcionariam de forma a estabelecer uma sensação de liberdade e de fantasia. Nessas premissas este projeto se fundamenta. Os novos objetivos, bem como a metodologia a ser empregada nesse novo estágio, requerem um aprofundamento muito maior, os quais só podem ser viabilizados, (a meu ver), pelo amadurecimento teórico -a partir das novas disciplinas no doutorado-, e pelo tempo, que possibilitará o resgate de fontes e a produção de novas entrevistas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENEVIDES, Aletusya de Araujo. A estetica do consumo no cenario social e cultural da Praia de Iracema / Aletusya de Araujo Benevides. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.