Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo histopatológico e bioquímico induzido por veneno ofídico de Crotalus durissus terrificus (cascavél do Vale do Paraíba) em fígado de ratos

Processo: 02/11642-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Wellington Ribeiro
Beneficiário:Rafaela Ferreira França
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatotoxicidade   Amlodipino   Nifedipino   Cálcio   Venenos de serpentes   Crotalus durissus terrificus

Resumo

O cálcio é fundamental para muitos processos biológicos e a perda da homeostasia deste íon está relacionada a processos que causam injúria celular. Sendo o fígado um órgão fundamental para o metabolismo e outros processos fisiológicos, o presente trabalho objetiva avaliar o processo de lesão nos hepatócitos induzido por veneno crotálico. Sabe-se que este veneno causa hepatotoxocidade, porém, pouco se conhece do mecanismo fisiopatológico da lesão; Vista a relação entre o íon cálcio e os mecanismos de lesão e morte, celular, sugere-se que drogas capazes de reduzir o influxo de cálcio na célula, poderiam desempenhar um efeito citoprotetor. Assim pretende-se avaliar a lesão hepática causada pelo referido veneno, bem como o efeito hepatoprotetor conferido por medicamentos bloqueadores de canais de cálcio(no caso, Diltiazem e Mibefradil), correlacionando os parâmetros usados para avaliar lesão hepática e o papel do íon cálcio neste processo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCA, R. F.; VIEIRA, R. P.; FERRARI, E. F.; SOUZA, R. A.; OSORIO, R. A. L.; PRIANTI-JR, A. C. G.; HYSLOP, S.; ZAMUNER, S. R.; COGO, J. C.; RIBEIRO, W. ACUTE HEPATOTOXICITY OF Crotalus durissus terrificus (SOUTH AMERICAN RATTLESNAKE) VENOM IN RATS. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, v. 15, n. 1, p. 61-78, 2009. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.