Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas do capim-marandu a combinações de doses de nitrogênio e enxofre

Processo: 01/05625-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Monteiro
Beneficiário:Karina Batista
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Capim marandu   Capim braquiária   Nitrogênio

Resumo

O presente trabalho terá como objetivo avaliar as respostas da Brachiaria brizantha Stapf. cv. Marandu, cultivada em solução nutritiva com combinações bem amplas de doses de nitrogênio com doses de enxofre quanto: a emissão de perfilhos e de folhas pelas plantas, a estimativa do teor de clorofila (unidades SPAD), a área foliar, a produção de matéria seca da planta (parte aérea e raízes), a atividade da redutase do nitrato, as concentrações de nitrogênio e de enxofre nas lâminas de folhas recém-expandidas e a relação N:S dessas concentrações. O experimento será conduzido na casa de vegetação localizada na área de Nutrição Mineral de Plantas, do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz'-USP, Câmpus de Piracicaba - SP, em solução nutritiva. A espécie forrageira será a Brachiaria brizanta cv. Marandu e está deverá sofrer dois cortes, sendo que o primeiro está previsto para ocorrer cerca de 40 dias após o transplante das mudas e o segundo em torno de 35 dias após o primeiro. Será utilizada a solução nutritiva completa de Sarruge (1975), modificada para as doses de nitrogênio e de enxofre. As doses dos nutrientes serão resultantes das combinações de cinco doses de nitrogênio (14;126;210;336 e 462 mg L-1) e de cinco doses de enxofre (3,2; 12,8; 32; 64 e 80 mg L-1) em um estudo de superfície de resposta baseado em um desenho experimental composto central modificado de um esquema fatorial 52 incompleto (Littell & Mott, 1975). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATISTA, Karina. Respostas do capim-marandu a combinações de doses de nitrogênio e enxofre.. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.