Busca avançada
Ano de início
Entree

Geologia de semidetalhe (1:25.000) e evolução crustal da região de Nova Era, extremo NE do quadrilátero ferréfero de Minas Gerais

Processo: 00/04544-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Johann Hans Daniel Schorscher
Beneficiário:Lucia Baroni Guarnieri
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metalogênese   Cráton   Evolução tectônica   Pré-cambriano

Resumo

A região de Nova Era-MG é uma parte do extremo NE do Quadrilátero Ferrífero, inserida na zona de transição do Cráton do São Francisco para o cinturão móvel Atlântico. É constituída de rochas arqueanas e proterozóicas com ocorrências de ouro, esmeralda e pegmatitos, geradas e/ou retrabalhadas por 4 ou 5 ciclos orogênicos, referentes ao complexo TTG e greenstone belt Rio das Velhas, arqueanos e supergrupos Minas, Espinhaço e faixas Araçuaí/Ribeira, paleo a neoproterozóicos. Apesar do interesse para a evolução continental precambriana e do potencial mineral, continua sem levantamento geológico básico e estudos específicos petro-metalogenéticos, sendo contribuições afins os objetivos principais desta pesquisa. Para tanto, serão realizados estudos integrados de campo (levantamentos de perfis em esc. 1:25.000) sustentados por interpretações fotogeológicas, incluindo amostragens sistemáticas e estudos laboratoriais diversos mineralógico-petrográficos, geoquímicos e, eventualmente, metalogenéticos. Os resultados previstos incluem: a caracterização petro-metalogenética e do significado para a evolução crustal dos ciclos individuais com enfoque nos processos polimetamórficos e magmáticas, contribuições à geologia regional precambriana e, a introdução da mestranda à pesquisa científica independente direcionada à geologia e petro-metalogênese de terrenos precambrianos policíclicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUARNIERI, Lucia Baroni. Geologia precambriana da região de Nova Era, extremo NE do Quadrilátero Ferrífero - MG. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.