Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteínas da dieta e fisiopatologia de linfócitos T e macrófagos

Processo: 03/02070-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Momtchilo Russo
Beneficiário:Daniel de Sousa Mucida
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03778-3 - Modulação de reações imunológicas polares em animais imunológica ou geneticamente manipulados, AP.TEM
Assunto(s):Dieta   Proteínas na dieta   Recém-nascido   Linfócitos T   Macrófagos

Resumo

No trabalho publicado em março de 2003, descrevemos o efeito da exposição às proteínas da dieta utilizando um modelo de camundongos convencionais alimentados com uma dieta balanceada, onde a caseína (Cas) foi substituída por aminoácidos (Aa). Foi verificado que animais mantidos na dieta Aa apresentam várias alterações imunológicas sistêmicas, como uma diminuição dos linfócitos T e B e um padrão de citocinas típico de neonatos (Th2). Devido a esse perfil imaturo observado nos animais Aa, analisamos, durante o mestrado (FAPESP 01/02930-8), a influência de tal dieta no desenvolvimento de asma experimental induzida por OVA, assim como na indução de tolerância nesse modelo. Verificou-se que os camundongos Aa apresentam uma reação inflamatória eosinofílica pulmonar mais intensa que os animais alimentados com dieta controle. Por outro lado, os animais Aa apresentaram menor susceptibilidade à indução de tolerância oral e nasal que os animais controle. Esses resultados ressaltam a importância das proteínas da dieta para desenvolvimento de fenômenos fisiológicos, como a tolerância, e no controle de patológicos, como a asma. Para dar continuidade a este projeto pretendemos, no doutoramento direto, finalizar os experimentos iniciados no mestrado. Além disto, examinar em maior detalhe a ativação macrófagos/células dendríticas e de linfócitos T convencionais bem como o número e a distribuição de células T reguladoras (CD4+CD25+) em animais submetidos à dieta de Aa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUCIDA‚ D.S.; RODRÍGUEZ‚ D.; KELLER‚ A.C.; GOMES‚ E.; MENEZES‚ J.S.; FARIA‚ ANA; RUSSO‚ M.; OTHERS. Decreased Nasal Tolerance to Allergic Asthma in Mice Fed an Amino Acid-Based Protein-Free Diet. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1029, n. 1, p. 361-365, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.