Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética em espécies pioneiras arbóreas da Floresta Tropical Atlântica por diferentes marcadores genéticos

Processo: 00/00815-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Yoshio Kageyama
Beneficiário:Luciano Arruda Ribas
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo conhecer a estrutura genética de populações das espécies arbóreas Trema micrantha e Cecropia pachystachya. Amostras destas espécies serão obtidas em duas reservas pouco perturbadas da Floresta Tropical Atlântica (E.E. Caetetus e R.M. Santa Genebra). Estágios distintos do ciclo de vida (adultos, progénies e o banco de sementes) de populações naturais dessas espécies serão estudados usando-se marcadores isoenzimáticos e RAPD. As informações geradas visam esclarecer sobre a estrutura genética populacional de espécies pioneiras, ampliando o conhecimento sobre a dinâmica de clareiras, fundamental em florestas tropicais. Informações sobre o modo de distribuição da variabilidade genética entre diferentes fases de vida das populações, permitirão discutir assuntos importantes, como a participação do banco de sementes na manutenção da diversidade genética das espécies. Além disso, os parâmetros genéticos e reprodutivos obtidos para essas populações de espécies pioneiras irão, juntamente com informações para espécies de outros grupos ecológicos sucessionais, posteriormente, auxiliar na construção de indicadores efetivos para o monitoramento das ações de uso e conservação dos ecossistemas tropicais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBAS, Luciano Arruda. Diversidade genética e sistema de cruzamento em populações naturais de duas espécies pioneiras arbóreas. 2003. 102 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.