Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias adaptativas de duas populações caboclas (Pará) aos ecossistemas de várzea estuarina e estacional: uma análise comparativa

Processo: 97/03757-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1997
Vigência (Término): 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Cristina Adams
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto pretende comparar as estratégias adaptativas de duas populações caboclas, adotadas para uma região de várzea estacional (Ilha de Ituquí, município de Santarém-PA) e outra de várzea estuarina (município de Ponta de Pedras-PA), localizadas no mesmo tipo de bacia (águas brancas). A eficiência adaptativa destas estratégias será medida tanto no que se refere à sobrevivência biológica das populações, quanto no que se refere à capacidade potencial de mudança dos sistemas sociais, e será avaliada através de estudos de etnoconhecimento, alocação de tempo consumo (intake) alimentar e antropometria nutricional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ADAMS, Cristina. "Estratégias adaptativas de duas populações caboclas (Pará) aos ecossistemas de várzea estuarina e estacional: uma análise comparativa".. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.