Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de modelo dinâmico para reatores coluna de bolhas (air-lift)

Processo: 99/10179-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Aluizio Sales Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Desenvolver modelos dinâmicos para reatores colunas de bolhas usando-se as seguintes abordagens: Modelo fenomenológico (determinístico) do reator, através das equações fundamentais dos balanços de massas, energia e momento, levando-se em conta os principais fenômenos observados no processo e características geométricas do sistema. Modelos reduzidos serão propostos visando à obtenção de soluções mais rápidas para aplicação em tempo real. Modelo por redes neurais utilizando-se do procedimento de treinamento por retropropagação e diferentes topológicos. Modelos híbridos, desenvolvidos pelo acoplamento das redes neurais com modelos determinísticos, em diferente formas para obtenção de modelos com características preditivas distintas. Para o desenvolvimento e validação dos modelos serão utilizados dados experimentais de uma planta piloto disponível nas instalações do centro de pesquisa da Rhodia do Conjunto de Paulínia. Este Projeto de Pesquisa é parte dos trabalhos a serem realizados no Projeto Temático entitulado "Integração de Processos Químicos Contínuos em Tempo Real", Processo no 1998/14384-3 coordenado pelo Prof. Dr. Rubens Maciel Filho. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Aluizio Sales. Desenvolvimento de modelos deterministico dinamico e hibrido neural para reatores multifasicos "air-lift". 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.