Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos moleculares e celulares do relógio biológico da enzima nitrato redutase na macroalga marinha Gracilaria tenuistipitata

Processo: 97/11784-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1997
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Pio Colepicolo Neto
Beneficiário:Patricia de Fátima Lopes
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alga | Nitrato Redutase | Relogio Biologico | Rhodophyta

Resumo

No ambiente marinho uma das maiores fontes de nitrogênio encontra-se na forma de nitrato que necessita sofrer uma redução para formação de compostos biologicamente aproveitáveis nas vias biossintéticas (aminas e/ou amônia). A primeira enzima a participar do processo é a nitrato redutase (NR) que reduz o nitrato a nitrito. A NR regula a via de assimilação de nitrogênio. Gracilaria tenuistipitata é uma macroalga de grande importância econômica explorada comercialmente para a produção de ficocolóides (ágar-ágar) de ampla aplicação na indústria e biotecnologia. Estudos têm revelado que o crescimento, qualidade e quantidade de ágar, entre outros, são limitados pela taxa de nitrogênio disponível. Sendo a enzima NR responsável pela conversão de nitrato a nitrito, seu estudo é de fundamental importância para a compreensão da regulação da expressão de enzimas assimiladoras de nitrogênio bem como dos mecanismos de nutrição e crescimento desta macroalga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Patricia de Fátima. Caracterização bioquímica e regulação da nitrato redutase na macroalga marinha Gracilaria tenuistipitata (Rhodophyta). 2001. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.