Busca avançada
Ano de início
Entree

Disponibilização de fósforo para forrageiras através da aplicação de silício no solo

Processo: 02/08658-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Monteiro
Beneficiário:Suzana Pereira de Melo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pastagem cultivada   Adubação   Fósforo   Silício

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos avaliar: a disponibilidade de fósforo para as plantas, como conseqüência da aplicação de silicato; a capacidade de adsorção do ânion fosfato ao solo em estudo (fósforo remanescente) e; o efeito do fósforo e do silício na produção de massa seca e na qualidade nutricional da forrageira. Tendo como hipótese que adubação silicatada pode diminuir a adsorção do ânion fosfato nas cargas positivas dos óxidos de ferro e alumínio, pelo fato do ânion silicato ocupar esses sítios de adsorção, deixando dessa forma mais fósforo disponível para as plantas. Serão realizadas três etapas: caracterização de oito solos do estado de São Paulo; curvas de adsorção de silício, usando as equações de Langmuir e Freundlich e; experimento em casa-de-vegetação, utilizando a espécie forrageira Brachiaria brizantha cv. Marandu, na qual serão realizados dois cortes, sendo o primeiro efetuado em torno dos 45 dias após o plantio e o segundo cerca de 35 dias após o primeiro corte. O delineamento experimental será o de blocos completos ao acaso, em esquema fatorial 2x5 (dois solos e cinco doses de fósforo) com quatro repetições, perfazendo um total de 40 vasos. As duas primeiras conduzidas em laboratórios e a terceira em casa-de-vegetação na área de Nutrição Mineral de Plantas, do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP, Campus de Piracicaba-SP. A análise estatística será feita com o auxílio do programa estatístico SAS. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Suzana Pereira de. Silício e fósforo para estabelecimento do capim-Marandu num Latossolo Vermelho-Amarelo.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.