Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo neuroquímico e comportamental sobre o envolvimento da amígdala nos estados aversivos gerados por estimulação do colículo inferior de ratos

Processo: 02/09232-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Carlos Eduardo Antunes de Macedo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A estimulação elétrica e química de estruturas encefálicas, tais como o colículo inferior (CI), o hipotálamo mediai, a substância cinzenta periaquedutal dorsal e a amígdala (AM), provocam respostas defensivas como o congelamento e a fuga. No entanto, desconhecemos qual a circuitaria que medeia os efeitos aversivos da estimulação aversiva do CI. Uma possibilidade é a participação do complexo basolateral da amígdala (CBL) e do núcleo central da amígdala (NCe). De fato, o CI estabelece conexões neuroanatômicas, através do núcleo geniculado medial do tálamo, com a Am que, por sua vez, mantém densas conexões com o córtex pré-frontal (CPFr). Ainda, poucos estudos mostram o envolvimento da Am durante os estados aversivos gerados através da estimulação do CI. Muitos estudos mostram a participação de mecanismos serotoninérgicos (5-HT) e dopaminérgicos (DA) durante eventos aversivos. A partir destas evidências, o presente estudo tem como objetivos analisar a mediação química destes circuitos através do: (A) estudo dos efeitos da estimulação elétrica do CI sobre os níveis extracelulares de DA e 5-HT no CBL e no NCe; (B) exame dos efeitos da lesão excitotóxica e de manipulações no sistema serotoninérgico do CBL e NCe; e (C) estudo dos efeitos da redução da atividade neuronial no CBL através de microinjeções de antagonista glutamatérgico e de agonista GABAérgico sobre o aumento nos níveis extracelulares de dopamina no córtex pré-frontal produzido pela estimulação elétrica do CI. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINEZ, R. C. R.; OLIVEIRA, A. R.; MACEDO, C. E.; MOLINA, V. A.; BRANDAO, M. L. Involvement of dopaminergic mechanisms in the nucleus accumbens core and shell subregions in the expression of fear conditioning. Neuroscience Letters, v. 446, n. 2-3, p. 112-116, DEC 3 2008. Citações Web of Science: 42.
MACEDO‚ C.E.; MARTINEZ‚ R.C.R.; ALBRECHET-SOUZA‚ L.; MOLINA‚ V.A.; BRANDÃO‚ M.L. 5-HT2-and D1-mechanisms of the basolateral nucleus of the amygdala enhance conditioned fear and impair unconditioned fear. Behavioural Brain Research, v. 177, n. 1, p. 100-108, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.