Busca avançada
Ano de início
Entree

Extração de alcalóides de produtos naturais com fluidos supercríticos

Processo: 97/03384-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1997
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rahoma Sadeg Mohamed
Beneficiário:Marleny Doris Aranda Saldaña
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto de pesquisa contempla o desenvolvimento científico de uma tecnologia promissora para a extração de alcalóides em produtos naturais. Neste trabalho, pretende-se examinar a potencialidade tecnológica de extração de estimulantes como cafeína, teofilina, teobromina do mate, guaraná, cacau e pilocarpina da planta jaborandi, quando colocados em contato com dióxido de carbono supercrítico. Um aparelho experimental projetado para realizar a extração de produtos naturais a altas pressões será utilizado. As extrações serão feitas utilizando, além dos produtos naturais, sistemas modelos preparados com misturas conhecidas de alcalóides, facilitando o desenvolvimento de modelos termodinâmicos para a solubilidade do alcalóide no dióxido de carbono. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALDAÑA, Marleny Doris Aranda. Extração de alcaloides de produtos naturais com fluidos supercriticos. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.