Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de um controlador híbrido fuzzy-preditivo: aplicação para processos de polimerização

Processo: 98/13507-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Alessandro Mattedi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Um controlador híbrido composto por modelo fuzzy, controle fuzzy e controle preditivo do tipo DMC (Dynamic Matrix Control), será desenvolvido para processos de polimerização tomando-se como base dois casos de estudo. Cada um destes processos apresenta um comportamento altamente complexo e apresenta um modelo matemático contido na literatura. A partir do modelo matemático, através de um estudo dinâmico de suas variáveis, a modelagem fuzzy será desenvolvida e, depois, integrada ao controle fuzzy. A próxima etapa será o inter-faceamento da modelagem e controle fuzzy com o controle preditivo. As estratégias dessas interfaces, entre as partes do controlador, serão investigadas e aplicadas para o desenvolvimento do controlador híbrido. Por fim, o desempenho das diferentes técnicas existentes serão comparadas com o do controle híbrido desenvolvido. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTEDI, Alessandro. Sintese de um controlador hibrido fuzzy-preditivo : aplicação para processos de polimerização. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.