Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidades negras do Vale do Ribeira: territorialidade e a invenção do quilombo

Processo: 00/06436-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Mauro William Barbosa de Almeida
Beneficiário:Maria Celina Pereira de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O trabalho visa estudar as formas de apropriação do meio ambiente por populações negras que habitam florestas na porção paulista do Vale do Ribeira, através da construção etnográfica e da pesquisa documental e histórica, e também do mapeamento das áreas que vêm sendo ocupadas por essas famílias desde o tempo dos ancestrais mais antigos de que se lembram os atuais moradores. Dou assim continuidade a pesquisas que venho realizando sobre quilombos do Vale do Ribeira desde meados do ano de 1999, e também a pesquisas sobre a história e a organização social de populações camponesas marginalizadas do Vale do Ribeira e que foram o tema de minha Dissertação de Mestrado. A pesquisa espera mostrar o modo como as antigas formas de ocupação do espaço e de uso do meio ambiente dessas populações vêm sendo reformuladas a partir da ação de agentes externos, e qual a importância de tais reformulações enquanto estratégias na luta pela manutenção do território apossado pelos antepassados, na maioria das vezes, escravos fugidos. Veremos que a construção de sua identidade política enquanto quilombolas está diretamente relacionada à luta pelo território. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Maria Celina Pereira de. Bairros negros do Vale do Ribeira : do "escravo" ao "quilombo". 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.