Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos do uso da irrigação por sulcos na cultura do tomate sobre a disponibilidade hídrica de uma bacia hidrográfica

Processo: 01/00566-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Roberto Testezlaf
Beneficiário:Christiane Coletti
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A irrigação por sulcos manejada incorretamente e utilizada juntamente com agroquímicos, ao invés de trazer benefícios à população pode prejudicá-la, causando sérios problemas na disponibilidade hídrica. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo quantificar os impactos da irrigação por sulcos, utilizada em uma cultura de tomate de mesa, que possam comprometer a disponibilidade hídrica de uma bacia hidrográfica. Como área de estudo selecionou-se a Bacia do Rio das Pedras, situada no município de Moji-Guaçu/SP. Deverá ser realizado primeiramente um estudo mais detalhado da irrigação por sulcos na bacia, utilizando-se mapas georeferenciados e levantamentos locais. Para a caracterização da irrigação deverão ser monitoradas as componentes de entrada e saída da irrigação, que serão quantificadas e qualificadas. Para a avaliação dos impactos na qualidade da água, deverão ser realizadas coletas de água no rio ou riacho que abastece a propriedade, e também da água percolada e escoada superficialmente, para a identificação do carreamento de nutrientes, sedimentos e resíduos de agroquímicos aplicados na cultura. Em uma última etapa, o projeto visa validar o uso de um modelo matemático para a simulação de impactos causados aos recursos hídricos na bacia hidrográfica. Com os resultados deste trabalho espera-se contribuir com informações e dados que auxiliem a propor medidas mitigadoras dos impactos da irrigação por sulcos na bacia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLETTI, CHRISTIANE; TESTEZLAF, ROBERTO; RIBEIRO, TULIO A. P.; DE SOUZA, RENATA T. G.; PEREIRA, DANIELA DE A. Water quality index using multivariate factorial analysis. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 14, n. 5, p. 517-522, Maio 2010. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLETTI, Christiane. Caracterização de irrigação por sulcos na cultura do tomateiro e da disponibilidade hidrica da Bacia Hidrografica do Rio das Pedras, SP. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.