Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia cefálica e hemipeniana dos Colubrinae sul americana e suas implicações nas relações filogenéticas desta irradiação de colubrídeos do novo mundo (Serpentes; Colubroidae)

Processo: 01/13758-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Hussam El Dine Zaher
Beneficiário:Julia Klaczko
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A família Colubridae forma provavelmente um grupo parafilético de serpentes, com mais de 300 gêneros e 1500 espécies atuais. Esta diversidade encontra-se subdividida em aproximadamente doze subfamílias. Entre estas, a subfamília Colubrinae, com distribuição cosmopolita, é um grupo razoavelmente bem definido por uma morfologia hemipeniana característica. Esta subfamília é bem diversificada na região Neotropical, onde, infelizmente, existem poucos trabalhos a seu respeito. Em função disto muitas questões relativas às diversas linhagens neotropicais ainda não foram resolvidas. O objetivo do presente trabalho é descrever detalhadamente a morfologia cefálica e os hemipênis de representantes dos diferentes gêneros sul americanos da subfamília Colubrinae e com estes dados fornecer uma hipótese filogenética dos colubríneos neotropicais. Serão empregados métodos apropriados para preparação e caracterização das estruturas morfológicas cranianas e do hemipênis. Os resultados serão analisados através da"metodologia cladista, seguindo o princípio de parcimônia simples e buscando a polarização dos caracteres pela comparação com grupos externos - i.e., os Colubrinae da região Neártica e do Velho Mundo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KLACZKO, Julia. Filogenia do gênero Chironius (Serpentes, Colubridae) baseada em dados morfológicos e moleculares. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.