Busca avançada
Ano de início
Entree

A dimensão simbólica do recreio na escola de primeiro grau: uma análise a partir das práticas cotidianas

Processo: 96/03430-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1998
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Paulo de Salles Oliveira
Beneficiário:Cristiane Vianna Guzzoni
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Recreio escolar   Cotidiano escolar   Arte lúdica   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brinquedo | Cotidiano | Crianca | Escola | Ludico | Recreio

Resumo

Este é um estudo do recreio e do significado cultural das atividades vivenciadas durante este período pelas crianças. Para tanto, buscaremos através da análise e interpretação dos dados coletados durante a pesquisa, a compreensão deste espaço enquanto possibilidade de manifestação infantil. A pesquisa se utilizará da observação e de entrevistas com os diversos personagens que constituem o cotidiano da escola (crianças, professores, direção e funcionários) e, através destes procedimentos, pretendemos ampliar a tentativa de compreensão dos modos de pensar e agir neste universo, bem como suas diferenças sócio-culturais partindo de um outro ângulo, ou seja, o recreio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUZZONI, Cristiane Vianna. A dimensão simbolica do recreio na escola de 1o. grau: uma analise a partir das praticas cotidianas. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Campinas, SP.