Busca avançada
Ano de início
Entree

Biografia e microstoria: interrogando a questão do indivíduo na história através da historiografia italiana

Processo: 94/06187-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1995
Vigência (Término): 31 de março de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Edgar Salvadori de Decca
Beneficiário:Henrique Espada Rodrigues Lima Filho
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

No contexto italiano, em especial a partir da década de 1960, as discussões sobre as escalas de análise e sobre o papel da ação singular na história deram origem a muitas interrogações históricas de pequena escala, configurando o que mais tarde se convencionou chamar de microstoria. A microstoria utilizou-se largamente da biografia, tendo inclusive uma grande produção teórica sobre o tema, discutindo a biografia e suas possibilidades para a história. A discussão da biografia enquanto instrumento de conhecimento histórico tem, no panorama historiográfico contemporâneo, uma importância crescente e indiscutível. Junto com a narrativa, o acontecimento, a história política, os fait-divers, a biografia participa de um questionamento mais global sobre os instrumentos teóricos e estilísticos da história. A microstoria propõe perspectivas originais que trazem seguramente elementos que procuram superar os problemas que se colocam hoje para a história, bem como as ambigüidades das concepções de homem que percorrem a historiografia. Estas perspectivas não parecem poder ser reduzidas às respostas de outros contextos historiográficos, ainda que dialoguem com eles. A historiografia italiana da qual a microstoria faz parte comunica- se e filia-se a tradições teóricas e historiográficas específicas, onde as discussões que tematiza estão profundamente enraizadas. Pretendemos que uma discussão historiográfica e teórica _ através do contexto italiano_ sobre a tensão entre indivíduo e história, singular e universal, tematizando a biografia enquanto instrumento de conhecimento histórico, abrirá possibilidades para uma compreensão mais acurada destas questões, bem como sobre processos mais globais com os quais esta historiografia seguramente se articula. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Henrique Espada Rodrigues Lima. Microstoria : escalas, indicios e singularidades. 1999. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.