Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e utilização e um novo sistema bifásico aquoso para extração de biopolímeros e proteínas

Processo: 98/05338-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Elias Basile Tambourgi
Beneficiário:Leonie Asfora Sarubbo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este trabalho incide na caracterização do sistema bifásico aquoso formado por dois polímeros, o polietileno glicol e um polissacarídeo extraído da goma do cajueiro (Anacardium occidentale L.) como processo alternativo de baixo custo, possibilitando a bioseparação de produtos como proteínas e biopolímeros. A extração líquido-líquido usando sistemas de duas fases aquosas oferece ainda vantagens para aplicação industrial, possibilitando não só a redução dos custos no desenvolvimento de sistemas bifásicos aquosos, mas também de produção de biopolímeros no que se refere à purificação destes últimos como técnica alternativa aos processos tradicionais de recuperação destes produtos. A partição bifásica aquosa será utilizada explorando a capacidade exibida por soluções utilizando dois polímeros ou um polímero e um sal que se separam em duas fases aquosas quando certas concentrações mínimas são excedidas. As duas fases aquosas assim formadas diferem na sua composição, sendo cada uma delas rica num dos constituintes do sistema. Estas fases apresentam teores em água superiores a 80%, constituindo ambientes suaves para partículas biológicas. Muitos dos sistemas bifásicos aquosos já caracterizados apresentam, no entanto, o inconveniente do elevado custo dos polímeros empregados, o que pode ser superado pela utilização de um novo sistema utilizando um polímero alternativo, a goma extraída do cajueiro. Este sistema poderá ser utilizado não só na partição de proteínas, mas também de outros bioprodutos como agentes surfactantes, destacando-se entre estes os bioemulsificantes produzidos extracelularmente por Candida lipolytica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Caracterização de um novo sistema bifasico aquoso e aplicação em extração de proteinas com coluna de discos perfurados rotativos. 2000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Quimica . Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.