Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação das interações envolvidas na montagem do filamento fino de músculos esqueléticos: utilizando mutantes de tropomiosina marcados fluorescentemente na região COOH-terminal

Processo: 00/00686-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Shaker Chuck Farah
Beneficiário:Aurea Denise de Sousa Soller Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Visando estudar as interações da tropomiosina (Tm) com outras proteínas que compõem o filamento fino de músculos esqueléticos, construímos quinze mutantes de Tm contendo triptofano ou análogos de triptofano que funcionam como sondas fluorescentes. Esses aminoácidos podem ter sua fluorescência sensível às alterações no ambiente químico no qual está inserido na proteína, sendo uma boa ferramenta para estudos de modificações conformacionais e/ou intrações entre proteínas. Três mutantes construídos mostraram-se boas ferramentas para o estudo dessas interações. O projeto propõe dois estudos básicos: (i) a obtenção de dados experimentais para a montagem de um ciclo termodinâmico para as principais interações do filamento fino e (ii) o estudo quantitativo do fenômeno de polimerização da Tm. O estudo (i) é interessante porque nenhum grupo conseguiu obter diretamente valores para todas as interações referidas. O estudo (ii) é inédito, já que não são descritos na literatura detalhes quantitativos da polimerização da Tm (ie constante de afinidade, tamanho médio do polímero). Visando obter os controles que achamos necessários, propomos a construção e caracterização de mais dois mutantes de Tm. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Aurea Denise de Sousa Soller. Tropomiosinas contendo 5-hidroxitriptofano: sondas específicas para interações no filamento fino. 2002. 131 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.