Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de modelos preditivos para séries temporais experimentais

Processo: 98/00982-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Emanuel Rocha Woiski
Beneficiário:Tito Dias Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil

Resumo

Uma abordagem alternativa para a análise dinâmica de sistemas físicos dissipativos através da observação de séries temporais experimentais emprega a teoria de sistemas dinâmicos. O comportamento assintótico de sistemas dinâmicos dissipativos é determinado através dos invariantes geométricos e dinâmicos do atrator: dimensão, entropia e expoentes de Lyapunov. Em aplicações práticas, o simples conhecimento destes invariantes deixa muito a desejar para a caracterização quantitativa dos sistemas dinâmicos. A predição do comportamento do sistema a partir de séries temporais apresenta-se assim, como uma abordagem muito mais interessante e ambiciosa. Este trabalho consiste em, a partir de séries temporais conhecidas, incorporá-las cada qual a uma dinâmica através do procedimento de reconstrução de atratores pelo método dos passos (delays), utilizando algoritmos computacionais multi-variáveis de aproximação de funções linear e polinomial com a finalidade de se obter modelos preditivos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Tito Dias. Determinação dos invariantes dinâmicos e análise da influência do ruído branco em séries temporais reais. 83 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.