Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de ensino-aprendizagem da matemática a partir da prática de ensino: o seu papel e seu efeito na formação do futuro professor de matemática: um estudo de caso

Processo: 98/12703-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1998
Vigência (Término): 30 de novembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:João Baptista de Almeida Junior
Beneficiário:Wilson Santana da Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Pretendemos neste projeto, pesquisar as relações de ensino-aprendizagem no curso de Matemática da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) Campus de Sinop a partir da prática de ensino. Será analisado processo de aquisição do conhecimento pedagógico e do conhecimento matemático pelo aluno que está no oitavo semestre. Em função da situação desse aluno, defendemos ser um momento ótimo a prática de ensino para verificarmos, num trabalho crítico/reflexivo como que o aluno analisa a sua formação e quais os procedimentos para melhorá-la segundo a sua percepção, bem como analisar a ação docente e o currículo. Buscaremos na Fenomenologia a construção desse conhecimento, na relação do sujeito-no-mundo, para podermos, com a Hermenêutica verificarmos o conjunto da relação fenomenal que envolve o fenômeno ensino-aprendizagem da Matemática. (AU)