Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades estruturais e físicas de materiais contendo nitrogênio obtidos por deposição assistida por feixe iônico

Processo: 00/09334-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Fernando Alvarez
Beneficiário:Carlos Alejandro Figueroa
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/12069-0 - Propriedades estruturais, ópticas e de transporte em semicondutores amorfos, AP.TEM
Assunto(s):Compostos de nitrogênio

Resumo

A origem do presente projeto de tese provem do grande interesse em compostos à base de nitrogênio devido às suas propriedades eletrônicas e mecânicas. Pretende-se aproveitar a experiência obtida nas pesquisas da liga CNx para ampliar o estudo das propriedades eletrônicas e estruturais de ligas nitrogenadas diferentes da liga CNx, tais como TiN e nitretação de metais. O objetivo da pesquisa é estudar as propriedades estruturais e mecânicas de metais tratados em diversas condições de implantação iônica com nitrogênio (10 eV - 2 KeV) e da liga TiN. Uma vez conhecidos os processos para a deposição destes materiais, se depositaram multicamas aço/CNx/TiN para estudos de dureza, resistência ao desgaste e corrosão. Para a obtenção dos materiais a serem pesquisados será utilizada a técnica de deposição assistida por feixe iônico (Ion Beam Assisted Deposition, IBAD). As propriedades dos materiais serão exploradas, essencialmente, pela espectroscopia de elétrons (XPS, UPS), espectroscopia de difração de elétrons e raios x, espectroscopia Raman e IR e propriedades mecânicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudo investigou o fenômeno do atrito na escala atômica 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHORT‚ KT; ZHANG‚ Z.; FINNIE‚ K.; COLLINS‚ GA; FIGUEROA‚ CA. A new duplex process for corrosion protection by PI3. Materials Letters, v. 62, n. 17, p. 3156-3158, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEROA, Carlos Alejandro. Propriedades microscópicas e macroscópicas de superfície em ligas ferrosas implantadas com nitrogênio. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Fisica Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.