Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do tipo de cura nas propriedades do concreto de pele e corrosão de armaduras

Processo: 99/05265-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Gladis Camarini
Beneficiário:Aline Rosa Martins
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Durabilidade   Corrosão   Carbonatação   Concreto

Resumo

Visando avaliar propriedades ligadas à durabilidade do concreto, será feita uma avaliação do concreto de pele quando submetido a quatro, tipos diferentes de cura: cura térmica, cura normal, cura úmida parcial e cura ao ar. Serão comparados os desempenhos de concretos executados com CP III (com adição de escória de alto-fomo) e CP V - ARI (de alta resistência inicial). As propriedades avaliadas serão a resistência à compressão, resistência à tração, permeabilidade ao ar, penetração de cloretos, taxa de carbonatação e absorção por capilaridade. Ainda, será determinado o início da corrosão em barras colocadas sob 10, 20 e 30 mm de cobrimento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Aline Rosa. Efeito da cura termica e de cimentos com escoria granulada de alto-forno na durabilidade do concreto de cobrimento. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.