Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação das características biológicas e variação clonal de Haemophilus influenzae isolados de pacientes do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Processo: 00/01882-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Wanderley Dias da Silveira
Beneficiário:Marcelo Lancellotti
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Caracterização genética   Filogenia   Bioatividade   Haemophilus influenzae   Campinas (SP)

Resumo

O projeto tem como objetivo a caracterização de 45 linhagens de Haemophilus influenzae, isolados do Hospital de Clínicas da UNICAMP, provenientes de diversos pacientes, representando a população desta espécies bacteriana na região de Campinas. Para tal estudo serão utilizadas técnicas diversas como: determinação do perfil eletroforético de proteínas de membrana, de isoenzimas e de plasmídeos, determinação da resistência das linhagens a drogas antimicrobianas, adesão a células Vero, KB e do epitélio bucal humano, ribotipagem pelo método de RFLP e ERIC-PCR. Os resultados obtidos por tais procedimentos permitirão a análise filogenética das populações de Haemophilus influenzae, assim como a determinação das principais características biológicas das mesmas. A análise destes resultados será realizada através da utilização de programas de computador como o software - POPGENE 16, o qual será utilizado para a análise populacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANCELLOTTI, MARCELO; DE PACE, FERNANDA; STEHLING, ELIANA GUEDES; BARISSON VILLARES, MARIA CECILIA; BROCCHI, MARCELO; DA SILVEIRA, WANDERLEY DIAS. Ribotyping, Biotyping and Capsular Typing of Haemophilus influenzae Strains Isolated from Patients in Campinas, Southeast Brazil. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 12, n. 5, p. 430-437, OCT 2008. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANCELLOTTI, Marcelo. Estudo das características biológicas e variação clonal de linhagens de Haemophilus influenzae isoladas de pacientes do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. 2002. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.