Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, síntese e avaliação biológica de novos derivados da oxaminiquina

Processo: 01/09744-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Maria Amelia Barata da Silveira
Beneficiário:Roberto Parise Filho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento de fármacos   Latenciação de fármacos   Esquistossomicidas   Esquistossomose   Oxamniquine

Resumo

A esquistossomíase, doença parasitária debilitante constitui grave problema de ordem sócio-econômica e de saúde pública. Estima-se a existência de 200 milhões de pessoas infectadas, estando 600 milhões em risco de contrair a doença. Vários fatores são relevantes para aumentar as dificuldades de controle da doença, incluindo as reações adversas causadas por fármacos. A oxamniquina é agente esquistossomicida bastante utilizado na terapêutica brasileira contra S. mansoni, por ter baixo custo e boa eficácia. Embora a oxamniquina seja relativamente bem tolerada, alguns efeitos adversos ao nível de sistema nervoso central, como convulsões e alucinações, têm sido relatados. Propõe-se o método de latenciação da oxamniquina, utilizando-se derivados poliméricos como transportadores e aminoácidos como espaçantes. Os derivados poliacrílico, polimetacrilílico, poli(hidroxipropil-metacrilamídicos), poli(vinil pirrolidona-co-metacriloil éster) e copolímeros da oxamniquina serão usados para a obtenção dos pró-fármacos poliméricos. Os aminoácidos, ácido aminocapróico, ácido amibutírico e glicina serão utilizados como espaçantes. A aplicação deste método é viável por possibilitar redução de efeitos adversos, prolongamento de ação e captação mais específica pelas células do parasita. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA MENEZES‚ C.M.; PINTO‚ P.L.S.; PAULA‚ G.A.; BRANDT‚ C.A.; DA SILVEIRA‚ M.A.B.; OTHERS. Design‚ synthesis‚ and in vivo evaluation of oxamniquine methacrylate and acrylamide prodrugs. Bioorganic & Medicinal Chemistry, v. 15, n. 3, p. 1229-1236, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.