Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial e temporal da interferência do uso e ocupação do solo na qualidade da água: estudo no reservatório de Barra Bonita - SP

Processo: 00/02682-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo
Beneficiário:Rachel Bardy Prado
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da água   Sensoriamento remoto   Uso do solo

Resumo

Visando fornecer suporte ao gerenciamento da bacia hidrográfica do Médio Tietê Superior na qual está inserido o reservatório de Barra Bonita, bem como atenuar os conflitos de uso da água nesta região, propõe-se o presente trabalho. Este tem como objetivo fazer uma análise espacial e temporal da influência da ocupação do solo e de seus respectivos usos no processo de degradação da água no reservatório. Para tanto, torna-se necessário obter informações relativas às características físicas, econômicas, sociais e ambientais da bacia hidrográfica, assim como aos parâmetros de qualidade da água do reservatório que indiquem a evolução do seu processo de eutrofização, localizando fontes pontuais e difusas de poluição. Todavia, será montado um banco de dados multitemporais obtidos por meio de órgãos responsáveis e pesquisas realizadas anteriormente na mesma área, por cartas digitalizadas e por processamento de imagens obtidas por sensores orbitais (TM, Landsat-5). O conjunto de informações adquiridas será integrado em Sistema de Informação Geográfica para melhor espacialização. A análise dos resultados será realizada buscando identificar áreas que possam estar contribuindo de maneira mais drástica para o processo de degradação da água do reservatório e os mesmos sego apresentados no formato de tabelas, gráficos, mapas, gráficos integrados aos mapas, permitindo desta forma, uma melhor visualização do problema. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Rachel Bardy. Geotecnologias aplicadas à análise espaço temporal do uso e cobertura da terra e qualidade da água do reservatório de Barra Bonita, SP, como suporte à gestão de recursos hídricos. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.