Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos de pós-dispersão de sementes consumidas por micos-leões dourados (Leontopithecus rosalia) na Reserva Biológica União/Ibama Rio das Ostras, RJ

Processo: 02/09293-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Paulo Nogueira-Neto
Beneficiário:Marina Janzantti Lapenta
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Os frugivoros podem influenciar padrões espaciais de plantas jovens e adultas, mas parte do recrutamento de uma população vegetal é perdida pela predação de sementes, sendo esta a principal força ecológica e evolutiva que afeta as comunidades vegetais. A maioria das sementes dispersa por primatas na floresta é mortas por predadores de sementes ou movida por dispersores secundários, alterando a sombra de sementes original. Pouco se sabe sobre as interações complexas entre a dispersão e predação de sementes, visto que poucos trabalhos foram realizados sobre a relação entre a dispersão de sementes por frugivoros, e a distribuição das plântulas das espécies consumidas. Para que Planos de Conservação possam ser desenvolvidos, as relações entre a fauna de frugivoros e a vegetação, e a estrutura das Florestas Tropicais devem ser bem entendidas. O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie frugívora e endêmica da Mata Atlântica, e o presente estudo será o primeiro a acompanhar a sobrevivência e crescimento de plântulas provenientes das fezes desse primata, detalhando a sua importância como dispersor de sementes na Mata Atlântica, e colaborando para a preservação de um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAPENTA, MARINA JANZANTTI; PROCOPIO-DE-OLIVEIRA, PAULA. The Fate of Seeds Dispersed by Golden Lion Tamarins (Leontopithecus rosalia) in an Atlantic Forest Fragment, Brazil. TROPICAL CONSERVATION SCIENCE, v. 2, n. 3, p. 266-281, 2009. Citações Web of Science: 1.
LAPENTA, MARINA JANZANTTI; PROCOPIO-DE-OLIVEIRA, PAULA. Some aspects of seed dispersal effectiveness of golden lion tamarins (Leontopithecus rosalia) in a Brazilian Atlantic forest. TROPICAL CONSERVATION SCIENCE, v. 1, n. 2, p. 122-139, 2008. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAPENTA, Marina Janzantti. Frugivoria, Dispersão Primária e Secundária de Sementes Consumidas por Micos-Leões-Dourados (Leontopithecus rosalia) na Reserva Biológica União, RJ.. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.