Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica da circulação do Oceano Atlântico Sul do último máximo glacial até o presente

Processo: 01/04920-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilana Elazari Klein Coaracy Wainer
Beneficiário:Gabriel Clauzet
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paleoceanografia   Paleoclimatologia   Interação do oceano com a atmosfera   Circulação oceânica   Modelos meteorológicos   Mudança climática

Resumo

A dinâmica da circulação oceânica do Atlântico Sul e suas interações com a atmosfera serão investigadas a partir de uma série de simulações numéricas com o modelo acoplado Climate System Model (CSM) realizadas pelo National Center of Atmospheric Research (NCAR). As simulações são realizadas para três períodos em 18.000 e 13.000 anos atrás e para os dias atuais. Outras simulações serão realizadas para as componentes individualmente, investigando processos específicos. Os resultados obtidos do modelo serão comparados e avaliados com dados paleoclimáticos do NOAA Paleoclimatology Program. A análise estatística dos dados obtidos é feita com as técnicas de análise espectral, EOF (empirical orthogonal function) e de SVD (singular value decomposition). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLAUZET‚ G.; WAINER‚ I.; LAZAR‚ A.; BRADY‚ E.; OTTO-BLIESNER‚ B. A numerical study of the South Atlantic circulation at the Last Glacial Maximum. PALAEOGEOGRAPHY PALAEOCLIMATOLOGY PALAEOECOLOGY, v. 253, n. 3, p. 509-528, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.