Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção para características de desempenho em suínos

Processo: 97/10444-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Fabiano Veraldo da Costa Pita
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Análise genética animal   Parâmetros genéticos   Suínos   Ganho de peso

Resumo

Nos programas de melhoramento genético de suínos a taxa de crescimento é normalmente expressa pelo ganho de peso médio diário ou pela idade ao final do teste, que são características altamente correlacionadas geneticamente, possuindo herdabilidades de média magnitude. Mas isso não garante que respostas similares ocorram quando uma ou outra característica seja utilizada como objetivo de seleção. Portanto o objetivo do presente trabalho é de avaliar e contrastar o efeito do uso, como objetivos de seleção, das características ganho de peso médio diário, idade ao final do teste e número de dias de permanência no teste necessários para atingir determinado peso-padrão; bem como suas relações com a espessura de toucinho. Serão utilizados dados de 10890 animais Landrace, 4784 animais Large White e 2864 animais Pietrain, submetidos a teste de granja. Os dados serão analisados pelo método REML. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PITA, Fabiano Veraldo da Costa. Modelos para avaliação genética e comparação de características de desempenho para a seleção de suínos. 157 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.