Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de microesferas biodegradáveis e microesferas de lipídeo como agentes carregadores de drogas ativas na terapia fotodinâmica

Processo: 98/11712-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1998
Vigência (Término): 26 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Antonio Claudio Tedesco
Beneficiário:Anderson de Jesus Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Os objetivos do presente estudo são o de avaliar a conveniência do uso de micro-esferas de lipídeo (ML) e micro-esferas biodegradáveis como agentes carregadores de drogas ativas no tratamento de neoplasias baseado na Terapia Fotodinâmica. Embora vários corantes estejam disponíveis para estudos fotoquímicos e fotofísicos utilizando micro-esferas, concentraremos nossa atenção em dois excelentes candidatos, um aquo-solúvel a indocianina green e outro hidrofóbico a bacterioclorofila a. O presente trabalho propõem ainda estudos espectrofotométricos no estado estacionário e excitado além do estudo da estabilidade e liberação das drogas fotossensíveis incorporadas neste meio, permitindo o contato direto com técnicas básicas como espectroscopia de absorção e fluorescência, fotólise relâmpago resolvida no tempo e contagem múltipla de fótons, ou "Single photon Counting". (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES‚ A.J.; LUNARDI‚ L.O.; MARCHETTI‚ J.M.; LUNARDI‚ C.N.; TEDESCO‚ A.C. Photobiological and ultrastructural studies of nanoparticles of poly (lactic-co-glycolic acid)-containing bacteriochlorophyll-a as a photosensitizer useful for PDT treatment. DRUG DELIVERY, v. 12, n. 3, p. 159-164, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.