Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da participação do núcleo prétectal anterior no controle descendente da dor tônica

Processo: 99/12102-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Wiliam Alves Do Prado
Beneficiário:Cristiane Flora Villarreal
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

O núcleo pretectal anterior (NPA) é um dos cinco núcleos que formam o complexo pretectal e sua estimulação ativa via descendente que inibe a resposta de neurônios da lâmina V no corno dorsal da medula espinhal à estimulação periférica nociva. Estudos neuroanatômicos e eletrofisiológicos permitem sugerir que a modulação nociceptiva originada no NPA depende de conexões com estruturas relacionadas a processos sensoriais localizadas na ponte e bulbo. A estimulação da coluna dorsal produz efeito antinociceptivo contra estímulo periférico nocivo efeito este bloqueado pela injeção de GABA no NPA (Rees e Roberts, 1989b). Estes achados são sugestivos da participação do NPA na via ascendente nociceptiva. O estudo das conexões do NPA, além de algumas particularidades funcionais deste núcleo, sugerem que o NPA possa ser dividido em regiões que atuam em funções distintas ou separáveis. Estudos farmacológicos levaram à conclusão de que mecanismos opióides, colinérgicos, serotoninérgicos e noradrenérgicos são ativados quando o NPA é estimulado. Entretanto, a real contribuição de cada um destes sistemas ao efeito antinociceptivo do NPA ainda não está clara. Visto que o papel do NPA na modulação nociceptiva tem sido estudado em modelos de dor física, este trabalho tem por objetivo estudar a participação do NPA em modelo de dor tônica, avaliando suas possíveis conexões funcionais, subdivisões e neurotransmissores envolvidos no seu efeito antinociceptivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.