Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da aplicação de microondas no processo industrial de beneficiamento da castanha-do-pará

Processo: 00/02610-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Antonio Marsaioli Junior
Beneficiário:Flavio Alves da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aflatoxinas   Micro-ondas   Secagem   Castanha

Resumo

No beneficiamento da castanha-do-pará, observa-se que, de todas as suas etapas, a secagem é a etapa mais importante, quer do ponto de vista da qualidade do produto final, quer sob o aspecto econômico da sua obtenção. O objetivo primário deste projeto é avaliar um processador rotativo contínuo a ar quente assistido a microondas, na secagem de amêndoas de castanha-do-pará comparando-o com os processos convencionais. Outro objetivo é estudar a possibilidade de descontaminação de castanhas infestadas com fungos aflatoxinogênicos utilizando-se energia de microondas, a fim de se conseguir a inativação de aflatoxinas. De forma complementar será elaborado um estudo econômico preliminar destes processos alternativos. O desempenho do processador deverá ser avaliado sob diferentes combinações de densidade de potência de microondas e tempo de residência, com as demais variáveis - umidade, temperatura e vazão do ar - fixadas. As características organolépticas do produto final serão verificadas mediante análises sensoriais. Com os resultados obtidos será possível confirmar a viabilidade técnica deste secador. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Flavio Alves da. Aplicação de microondas no processo de beneficiamento da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa). 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.