Busca avançada
Ano de início
Entree

Poder local e representação política: negros e imigrantes no interior paulista (um estudo sobre o município de Rio Claro )

Processo: 01/03255-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Karl Martin Monsma
Beneficiário:Flávia Alessandra de Souza Pereira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Poder local

Resumo

Poder Local e Representação Política: Negros e imigrantes no Interior Paulista (Um Estudo sobre o Município de Rio Claro) é um projeto que visa, através de uma perspectiva comparada, verificar as estratégias de ascensão na política municipal rio-clarense de negros e imigrantes, no período compreendido entre as primeiras eleições municipais de 1947 e as últimas eleições municipais da década de noventa (1947-1996). Este projeto é fruto do projeto temático Imigrantes, Elites e Sociedade em São Paulo, que foi desenvolvido através do financiamento da FAPESP. O projeto será desenvolvido através: - de um amplo levantamento bibliográfico, sobretudo a respeito do município de Rio Claro; - de entrevistas com políticos afro descendentes ou imigrantes/descendentes e igualmente com conhecedores da história destes grupos no município; - de pesquisa em vários acervos públicos, em arquivos pessoais e também nas instituições sócio-culturais dos grupos estudados. (AU)