Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo hidrogeológico do sistema aquífero tubarão no estado de São Paulo

Processo: 99/01568-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Chang Hung Kiang
Beneficiário:Alexandre Campane Vidal
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo do sistema aqüífero Tubarão no Estado de São Paulo, visando a caracterização hidrogeológica da rocha reservatório e a qualidade das águas subterrâneas. O aqüífero é constituído basicamente por sedimentos siliciclásticos depositados em ambiente glacial e peri-glacial. O estudo contará com a utilização de perfis geoelétricos, dados hidráulicos, análises hidroquímicas, análises petrográficas e ensaios petrofisicos. A interpretação dos dados será realizada com o auxílio da estatística multivariada, geoestatística, programas computacionais de hidrogeologia e simuladores de fluxo e termodinâmicos. A motivação para a escolha desta área deve-se ao uso extensivo da água subterrânea e a carência de trabalhos de hidrogeologia na escala regional para este sistema aqüífero. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDAL, Alexandre Campane. Estudo hidrogeológico do aqüífero Tubarão na área de afloramento da porção central do Estado de São Paulo. 2002. 109 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.