Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e simulação dinâmica em trocadores de calor de placas para fluídos newtonianos e não-newtonianos

Processo: 98/06853-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1998
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Vivaldo Silveira Junior
Beneficiário:Maria Isabel Berto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos   Fluidos não newtonianos   Simulação numérica

Resumo

O trabalho consiste na modelagem matemática, simulação dinâmica de trocador de calor com fluidos newtonianos e não-newtonianos em trocadores a placas. O simulador será codificado em Delphi 2.0, que possui uma ótima interface com o usuário, flexibilizando as alterações nas configurações do processo. A partir do modelo proposto por SHARIFI e NARANDJI (1995) para simulação dinâmica de trocadores de calor de placas será desenvolvido um modelo que possibilite a predição de comportamento do mesmo equipamento para diferentes fluidos para o controle da temperatura de trocadores, tanto para fluidos newtonianos como não-newtonianos, e os resultados obtidos sejam comparados a partir do resfriamento por refrigerante secundário de baixas temperaturas de um sistema de refrigeração. Os trocadores de calor de placas, devido às suas características, são amplamente utilizados na indústria de alimentos para os mais diversos fins, como por exemplo, a de pasteurização (leite, sucos e outros) e a de congelamento de sucos concentrados de frutas, os quais são produtos com comportamentos de escoamentos específicos. Uma predição da temperatura de produtos com característica de escoamento distinta, nesse tipo de equipamento, é fundamental para a obtenção de um produto de boa qualidade, com um tempo de prateleira adequado, e que também possibilite processos eficientes do ponto de vista econômico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTO, Maria Isabel. Modelagem matematica e simulação dinamica de trocadores de calor de placas para o resfriamento de sucos de laranja natural e concentrado. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.