Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização espacial da brucelose bovina no estado de São Paulo

Processo: 01/11090-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira
Beneficiário:Ricardo Augusto Dias
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Dada a importância do Programa Nacional de Controle Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) para as cadeias produtivas de carne e leite, para os consumidores de produtos de origem animal, para a imagem que o país projeta nos mercados mundiais e tendo em vista os altos custos inerentes aos procedimentos necessários para se atingir os objetivos do programa, julga-se necessária a realização de estudos que visem elucidar a situação epidemiológica da brucelose no plantei bovino paulista, com objetivo precípuo de permitir a escolha das melhores condidas e estratégias e criar um mecanismo racional de verificação da efetividade das ações implementadas. Para tanto, foi composta uma parceria envolvendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Serviço de Defesa Animal do Estado de São Paulo (CDA) e o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZ-USP. O Estado de São Paulo será dividido em regiões homogêneas, nas quais serão realizados estudos de prevalência, análise de cluster espacial e simulações de estratégias de controle através de modelagem matemática. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Ricardo Augusto. Caracterização espacial da brucelose bovina no Estado de São Paulo. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.