Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma investigação sobre o uso o método alternativo PCs associado às normas do PECs em crianças paraliticas cerebrais, não verbais e com diagnóstico de deficiência mental

Processo: 99/08415-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Maria Helena Machado Piza
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGP). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação alternativa   Deficiência mental   Paralisia cerebral

Resumo

A paralisia cerebral está caracterizada por distúrbios na esfera matara, determinando importantes e intensos distúrbios no desenvolvimento da linguagem. Diante disso a comunicação alternativa vem de encontro a esta problemática como um método para solucionar o relacionamento interpessoal. Assim sendo o objetivo deste trabalho é investigar se o sistema PECS associado às figuras do PCS e devidamente adaptado às necessidades físicas dos participantes pode ajudar crianças não verbais, com diagnóstico de paralisia cerebral e deficiência mental associadas a se comunicarem com seus interlocutores em situações variadas. Para tanto será empregado um delineamento de linha de base múltipla cruzando com os sujeitos, sendo que estes serão três crianças do sexo masculino, com paralisia cerebral, não verbais e com diagnostico de deficiência mental, com idade variando entre 07 e 12 anos que freqüentam a Escola de Educação Especial Apae de Bauru. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA AMÉLIA ALMEIDA; MARIA HELENA MACHADO PIZA; DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA. Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar. Pró-Fono R. Atual. Cient., v. 17, n. 2, p. 233-240, Ago. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.