Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da extração, separação cromatográfica, identificação e quantificação de fármacos em fluidos biológicos

Processo: 02/07075-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fernando Mauro Lanças
Beneficiário:Christian Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A identificação e quantificação de fármacos em fluidos biológicos tem importância fundamental em estudos de farmacocinética, na avaliação de novas formas farmacêuticas e em estudos de bioequivalência para estabelecimento de medicamentos genéricos. A análise de fármacos em meio biológico compreende as etapas de extração da substância de interesse, separação de interferentes e detecção, onde pode-se obter informações a respeito da quantidade e a identidade do fármaco. O presente trabalho objetiva avaliar e comparar diferentes técnicas de preparo de amostras (extração líquido-líquido, extração em fase sólida, microextração em fase sólida e extração por adsorção em barra de agitação), estabelecer e validar metodologias utilizando Cromatografia Liquida de Alta Eficiência acoplada à Espectrometria de Massas (LC/MS), Eletroforese Capilar e Eletrocromatografia Capilar acopladas à Espectrometria de Massas (CE/MS e CEC/MS) para a análise de bisfosfonatos, drogas utilizadas em várias patologias ósseas, em fluidos biológicos, bem como realizar estudos de bioequivalência para o estabelecimento de medicamentos genéricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES‚ C.; VAN HOECK‚ E.; SANDRA‚ P.; LANCAS‚ F.M. Determination of fluoxetine in plasma by gas chromatography-mass spectrometry using stir bar sorptive extraction. Analytica Chimica Acta, v. 614, n. 2, p. 201-207, 2008.
FERNANDES‚ C.; JIAYU‚ P.; SANDRA‚ P.; LANÇAS‚ FM. Stir bar sorptive extraction-LC-MS for the analysis of fluoxetine in plasma. Chromatographia, v. 64, n. 9, p. 517-521, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Christian. Otimização da extração, separação cromatográfica, identificação e quantificação de fármacos em fluidos biológicos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.